sábado, 18 de novembro de 2017

Diário de Bordo - 18/11/2017

Depois de um longo período sem postar nada e também sem nenhuma alteração significativa, venho reportar o que foi feito neste período, que inclusive pensei até em remontar o aquário...
O coral Anthelia tomou conta do aquário... A maioria dos corais foram sufocados pelo crescimento absurdo deste coral, e sobrou apenas as Ricordeas, Star green polyps, Leather lettuce, e várias mudas de Leather long polyps, pois na retirada da matriz que estava com quase 40cm de copa, tampando a luz em quase metade do aquário, ficaram vários pedaços fixados nas rochas, e cada pedaço acaba gerando um novo animal.
Foto do Leather matriz:

Neste período desde a retirada do Leather, realizei apenas a manutenção do skimmer e pré-filtro de perlon, nada mais... Eventualmente uma inclusão de elementos traços e uma troca pequena de água salgada para sinfonar o sump... A intenção foi “empobrecer” ao máximo os elementos para ver se o coral Anthelia regredia a ponto de controle... Percebi uma certa estagnação no crescimento, porém o animal é muito resistente e adaptável, continua firme e forte.
Hoje iniciei uma nova tentativa, reativei o sistema Balling e vou tentar elevar a dureza carbonática, alcalinidade, cálcio e pH... sendo o coral um soft, a tendência é não gostar muito da nova razão e ir definhando aos poucos...
Segue foto atualizada do aquário:


4 comentários:

  1. Boa tarde Ivan!
    Não estou conseguindo acessar minha conta no REEFCLUB,pois esta con erro no site.
    Fiz um contato com eles atraves do FACEBOOK pq nem msg consigo mandar.
    Mas vamos ao que interessa: Estou querendo fazer uma luminaria de led 3W pra um TL550.
    Gostaria da sua renomada ajuda. rsrs

    Quantidades de led?
    Cores?
    Fonte?
    Vou usar uma TC420.
    Ah... Aqui foi o unico lugar que consegui contato.

    Desde de já grato.
    Email: muniz20@gmail.com
    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Muniz... vou fazer o levantamento do que precisa e lhe passarei... Abraço!

      Excluir
    2. Boa noite Ivan,

      Desculpa incomodar por aqui, mas não estou conseguido fazer nada pelo ReefClub mesmo depois de criar a conta.
      Eu vi uma postagem sua com um anexo do diagrama de ligações para uma luminária led de 400W com leds de 10w, mas não consigo abrir o anexo. Já até criei um tópico em outro fórum (Brasil Reef) para ver se você me ajudava, vou copiar abaixo.
      Se puder me envia por e-mail o esquema ou me ajuda lá no ReefClub para o pessoal me liberar e eu consego abrir o anexo. Segue meu e-mail e a postagem que fiz pedindo ajuda.
      abraço.

      edson.ortega@gmail.com

      Olá pessoal, boa noite!
      Sou novo no fórum e estou começando no mundo dos aquários marinhos com corais e peixes. Estou montando um aquário de 120x50x60h e estou querendo fazer uma luminária de leds para ele.
      Já possuo um um TC-421 e gostaria de colocar 40 leds de 10W, 8 por canal (seria uma série de 2 leds com quatro linhas em paralelo) pelos meus cálculos daria um consumo por canal de +- 3,6 A, e pelo manual do TC-421 ele suportaria até 4 A. Tenho algumas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês:
      Alguém tem um esquema de como posso usar reguladores de tensão ou limitadores de corrente para garantir a integridade dos leds nos canais?
      Quais as cores e distribuição dos leds que vocês indicam?
      O aquário tem uma moldura em cima ("tampa") de 25cm de altura, conseguiria esconder a luminária com essa distancia da lamina d'agua?

      Já li alguns tópicos, principalmente do Ivan Rose que parece ser fera nisso, mas ainda fiquei com essas dúvidas.
      Desde já, agradeço a ajuda.

      Excluir
  2. Bom dia Ivan, tudo certo?
    Cheguei até você através das suas postagens no ReefClub. Primeiramente parabéns pela sua dedicação e disposição em ajudar os membros do fórum. Percebi que é um grande entendedor de Leds e sua parte eletrônica. Não estou conseguindo acessar o fórum, por isso estou postando por aqui. Gostaria de saber se poderia me ajudar. Sou leigo no assunto e tenho uma dúvida que acredito ser relativamente simples. Adquiri 5 Leds Cree XT-E:
    Corrente máxima*(A): 1,5
    Potência máxima (W): *5
    Saída de luz até 629 lm
    Tensão direta típica @ 350 mA , 85 ° C (V): 2,85
    Ângulo de abrangência ( graus ): 115
    Link do gráfico tensão vs corrente: https://i.imgur.com/7jhoBi1.jpg

    Estou com dificuldades de encontrar um driver para fazer a ligação em série desses Leds, os mais próximos que encontrei foram:
    Driver 30W Saída DC 18~39V 900mA (tensão mínima um pouco maior que a dos Leds)
    Driver 50W Saída DC 15~34V 1500mA (corrente em cima do limite dos Leds)
    Qual você me aconselharia utilizar? Ou que outra solução eu teria?

    Agradeço muito a ajuda.

    ResponderExcluir